O Peregrino

Grupo Logos - Espinho

domingo, 9 de novembro de 2008

> Tema: Comunhão com Deus e com os outros.

Texto base: 1° João 1.5-10

5 E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhumas.
6 Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade;
7 mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado.
8 Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.
9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
10 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

“O que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo” (1 João 1:3) .


>> Propósito:
Mostrar que mesmo existindo uma grande distancia entre Deus é e aquilo que nós somos, existe uma possibilidade de ter um relacionamento de intimidade com Deus.
>> Introdução:
O propósito deste texto é mostrar que existe a possibilidade de ter comunhão com Deus. E para que esta comunhão se torne uma realidade é necessário que saibamos quem Deus é, e que somos nós.

Mas vocês sabem, irmão, que palavra “comunhão” não significa somente concórdia de coração, como também implica no cuidado de levar essa concórdia um pouco mais longe, na conversação ou na mútua comunhão. Queira o Espírito Santo conceder que não digamos uma palavra que não se verifique estritamente pela nossa experiência! Mas espero que possamos dizer que temos conversado com o divino Pai. Não O vimos jamais, nem contemplamos Sua forma. Não nos foi dado, como o foi a Moisés, ser colocados na fenda da rocha e vê-lo por trás, ou ver o séquito do invisível Jeová; contudo, temos falado com Ele; temos dito a Ele:“Aba, Pai”; temo-lO saudado com aquele tratamento que veio do nosso coração: “Pai nosso, que estás no céu”. Temos tido acesso a Ele de tal maneira que não é possível que nos tenhamos enganado. Nós O encontramos e, pelo precioso sangue de Cristo, chegamos até os Seus pés, expusemos a nossa causa diante dEle e enchemos a nossa boca de argumentos; e não foi só do nosso lado que houve fala, pois a Ele aprouve derramar, por Seu Espírito, o Seu amor em nosso coração. Enquanto nós sentimos o Espírito de adoção, Ele, por outro lado, mostrou-nos a amorosa bondade de um terno Pai. Sentimos, embora não se ouvisse nenhum som; sabemos, embora nenhum mensageiro angélico nos tenha dado testemunho algum, que o Seu Espírito deu “testemunho com o nosso espírito de que nascemos de Deus”. Fomos abraçados por Ele — não mais estando à distância; fomos “trazidos para perto pelo sangue de Cristo”. Espero, meus irmãos e minhas irmãs, que vocês podem, que cada um de vocês pode dizer, — ainda que preferindo ser mais profundos que isso — Em todas essas coisas tenho tido comunhão com o Pai, pois tenho conversado com Ele, e Ele tem falado comigo”.*
>>Em primeiro lugar precisa ficar claro que o Pecado que o cristão comete é diferente do pecado original, aquele pecado de antes da conversão. A Bíblia diz que o pecado que herdamos de Adão, chamado PECADO ORIGINAL, deformou a imagem de Deus no homem (Rom. 5:12 a 14). Ao receber CRISTO em sua vida, o crente passa a ter essa imagem restaurada, e não mais está debaixo do pecado original. Então isso quer dizer que o Crente só nasce de novo UMA vez, não sendo necessário ele se converter toda vez que pecar. Isso seria equivalente a dizer que Cristo precisaria morrer de novo na cruz para perdoar o crente. A questão é que a imagem de Deus restaurada que recebemos habita em um corpo carnal, que tende a realizar as obras da carne, juntamente com o Espírito Santo que vivificou no Espírito para buscar as coisas de Deus. Daí então uma Luta interior é travada. Mas o crente precisa escolher que atitude vai tomar em relação ao pecado e aceitar as conseqüências de sua escolha.

Aguarde o Proximo.

Aguarde o Proximo.

Venha Você Também Fazer Parte deste Grupo e Aprender mais Sobre a Palavra de Deus.