O Peregrino

Grupo Logos - Espinho

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

> Interpretando o Novo Testamento.

Epistolas 1°, 2° e 3° de João.

A Pratica do Amor e da Santidade:

O Apostolo João escreveu três Epistolas (Cartas) que são profundamente Doutrinarias e abordam aspectos práticos do exercício da fé cristã, através do amor e da obediência.

Na sua primeira carta, 21 vezes Jesus é chamado Filho de Deus, 12 vezes é chamado de Pai, enfatizando assim a divindade de Cristo.

Logo no inicio da primeira carta, a ênfase na obediência e na pureza doutrinária é expressa em 1 João 1.5-10, muitos cristãos querem viver isolados, longe das “Imperfeições” de uma Igreja (Congregação), mas se esquecem que a comunhão é uma forma de obediência ao mandamento do amor. (1 João 1.7)

A definição de pecado esta em 1 João 5.4.
A ênfase na vida santificada do crente e presente em 1 João 2.1-6, 15-17, 3.1-10.


a) A primeira carta de João, alem de doutrinaria, enfatiza a pratica do amor (1 João 2.7-11, 3.11-24, 4.7-21) se os cristãos de hoje observassem a pratica do amor, e dessem menos ênfase aos aspectos ritualísticos (forma do culto, batismo, ceia etc.), que diferença faríamos neste mundo!

Como a carta combativa, no capitulo 4 de 1 João o apostolo exorta a “provar os espíritos”. Portanto, o Sincretismo Religioso (mistura de crenças, idéias, doutrinas e rituais) não encontra qualquer respaldo bíblico. A verdade sempre será a verdade.

Jesus é Deus e também é homem (1 João 4.1-3, 5.20) quem tem Jesus como único Senhor e Salvador, não precisa adorar qualquer ídolo (1 João 5.21).

b) A segunda carta volta a frisar o amor, como norma de liberdade e pratica cristã (2 João 1.5-6), sem deixar de considerar a necessidade de pureza doutrinaria (2 João 1.7-11).

c) A terceira carta foi escrita para um amigo, chamado Gaio. Nela, João confessa sua alegria de ver seus “filhos” andar na verdade. (3 João 1, 3, 5-8)

Infelizmente, nas igrejas pode haver o “espírito de Diotrefes, que equivale ao autoritarismo, arrogância e malicia. (3 João 1,9 e 10).

A exortação pratica das duas cartas anteriores estão presentes também na terceira. (3 João 1, 11, 12)

Epistolas 1°, 2° e 3° de João.

A Pratica do Amor e da Santidade:

O Apostolo João escreveu três Epistolas (Cartas) que são profundamente Doutrinarias e abordam aspectos práticos do exercício da fé cristã, através do amor e da obediência.

Na sua primeira carta, 21 vezes Jesus é chamado Filho de Deus, 12 vezes é chamado de Pai, enfatizando assim a divindade de Cristo.

Logo no inicio da primeira carta, a ênfase na obediência e na pureza doutrinária é expressa em 1 João 1.5-10, muitos cristãos querem viver isolados, longe das “Imperfeições” de uma Igreja (Congregação), mas se esquecem que a comunhão é uma forma de obediência ao mandamento do amor. (1 João 1.7)

A definição de pecado esta em 1 João 5.4.
A ênfase na vida santificada do crente e presente em 1 João 2.1-6, 15-17, 3.1-10.


a) A primeira carta de João, alem de doutrinaria, enfatiza a pratica do amor (1 João 2.7-11, 3.11-24, 4.7-21) se os cristãos de hoje observassem a pratica do amor, e dessem menos ênfase aos aspectos ritualísticos (forma do culto, batismo, ceia etc.), que diferença faríamos neste mundo!

Como a carta combativa, no capitulo 4 de 1 João o apostolo exorta a “provar os espíritos”. Portanto, o Sincretismo Religioso (mistura de crenças, idéias, doutrinas e rituais) não encontra qualquer respaldo bíblico. A verdade sempre será a verdade.

Jesus é Deus e também é homem (1 João 4.1-3, 5.20) quem tem Jesus como único Senhor e Salvador, não precisa adorar qualquer ídolo (1 João 5.21).

b) A segunda carta volta a frisar o amor, como norma de liberdade e pratica cristã (2 João 1.5-6), sem deixar de considerar a necessidade de pureza doutrinaria (2 João 1.7-11).

c) A terceira carta foi escrita para um amigo, chamado Gaio. Nela, João confessa sua alegria de ver seus “filhos” andar na verdade. (3 João 1, 3, 5-8)

Infelizmente, nas igrejas pode haver o “espírito de Diotrefes, que equivale ao autoritarismo, arrogância e malicia. (3 João 1,9 e 10).

A exortação pratica das duas cartas anteriores estão presentes também na terceira. (3 João 1, 11, 12)

Aguarde o Proximo.

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