O Peregrino

Grupo Logos - Espinho

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

> Tema: O Teste do Amor. 1Jo-2.7-1

7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, mas um mandamento antigo, que tendes desde o princípio. Este mandamento antigo é a palavra que ouvistes.

8 Contudo é um novo mandamento que vos escrevo, o qual é verdadeiro nele e em vós; porque as trevas vão passando, e já brilha a verdadeira luz.

9 Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas.

10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço.

11 Mas aquele que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai; porque as trevas lhe cegaram os olhos.

> v.7 - “Amados”. João tratava seus leitores como “amados” e “filhinhos”. “Não lhes escrevo um mandamento novo”. Acho isso interessante, porque vivemos dias onde quase todos querem sempre coisas novas em tudo. Mas precisamos lembrar que os fundamentos da fé são inalteráveis. Daí João dizer que lhes escrevia um mandamento antigo que eles conheciam desde o princípio.

> v.8 - “No entanto”. Ao mesmo tempo em que o mandamento é antigo, ele é também novo. Esse mandamento é verdadeiro em Jesus e em nós. À medida que vivemos a Palavra de Deus, as trevas vão se dissipando. Elas não resistem diante de uma vida de obediência a Deus. Quando praticamos os ensinos de Deus na Bíblia, a verdadeira luz brilha em nós e através de nós.

> v.9 - Novamente João contrasta o falar com o viver. Dizer estar na luz, mas odiar seu irmão é na verdade continuar vivendo nas trevas. Ninguém consegue ter comunhão com Deus odiando seu irmão. A razão porque muitos se enganam e enganam aos outros, é porque se limitam a uma confissão oral, mas que não corresponde a uma conduta moral. Falar uma coisa e viver outra é mais comum do que queremos admitir. A grande evidência da verdadeira vida cristã não está no credo confessado, mas no credo praticado. Sem vida, o que falamos não passa de um palavreado oco.

> v.10 - “Quem ama seu irmão permanece na luz”. A vida cristã é prática. É fácil saber se somos ou não somos. Quem ama está na luz e assim continua. O amor nos ilumina, facilita a vida, descomplica as relações interpessoais; “e nele não há causa de tropeço”. Quando amamos não escandalizamos, não atrapalhamos, apenas edificamos.

> v.11 - Quem odeia seu irmão está nas trevas, anda nas trevas, e não sabe para onde vai. Ou seja, o ódio cega e paralisa a vida. Tudo o que uma pessoa que odeia faz, não leva a nada, pois ela não sabe para onde vai, assim como uma pessoa que anda no escuro não tem noção por onde anda, e não consegue discernir o que faz.

Resumo:

Dentro do seu propósito de oferecer aos crentes da Ásia algumas evidencia do verdadeiro cristianismo, João aborda agora a virtude do “amor” como sendo um teste decisivo entre o verdadeiro e o falso ensino cristão. Lembremos que João combate ensinamentos falsos que levavam ao desprezo pelo corpo, e necessariamente á negligencia das boas obras para com os irmãos fisicamente necessitados. Embora João só explique o que ele que dizer com “amor” mais adiante (3.16,17), Já podemos entender o que diz aqui: quem não demonstra com atitudes praticas o amor pelo irmão, ainda está em trevas. Por esse critério, os ensinos dos falsos mestres podiam ser avaliados.

Aguarde o Proximo.

Aguarde o Proximo.

Venha Você Também Fazer Parte deste Grupo e Aprender mais Sobre a Palavra de Deus.